Hoje quero partilhar contigo acerca de 5 passos que tenho vindo a trabalhar na minha própria vida e que recomendo a todas as minhas alunas.
É algo que pode parecer muito simples e óbvio e que por isso que não deveria ser necessário sermos recordadas destes passos.
Mas a realidade é outra.
A agitação do dia-a-dia, stress e a sobre-estimulação sensorial que a nossa sociedade nos impõe, impede-nos de muitas vezes conseguir dar passos no sentido inverso, dessa busca incessante e muitas vezes inconsciente de mais estímulos ainda.
E buscamos mais para na verdade silenciar o silêncio na nossa mente, que na acaba por nos incomodar.
Isto é quase um paradoxo, queremos mais silêncio e paz interior pois sabemos o quão é importante para a nossa saúde mas quando surge, buscamos imediatamente ruídos para ofuscar o desconforto de sentir o silêncio e de viajar para dentro.
O que acontece porque esta não é uma viagem fácil.
Olhar para dentro obriga olhar para aquilo que não nos é bonito e que preferimos esconder.
Mudar dá trabalho, leva tempo, requer dedicação e coragem, e é muito desconfortável.
Talvez esta minha partilha faça sentido para ti, ou talvez não, contudo, convido-te continuar a ler e contemplar.
Cada passo que partilho contigo é uma recomendação pessoal que te convido a adaptar à tua realidade e às tuas necessidades a cada momento.
Prepara-te para uma vida mais leve, positiva e harmoniosa a partir de HOJE!
Passo 1 - Desliga ao acordar
Não uses o telemóvel, ligues a televisão ou rádio assim que acordes. Em vez disso, faz a tua rotina habitual da manhã sem estímulos externos stressantes, em silêncio ou partilhando uma deliciosa conversa com a tua família.
Nem sempre é o que se faz que faz a diferença, mas aquilo que se deixa de fazer.
Passo 2 - Move o corpo
Escolhe a melhor hora do teu dia para praticar Yoga ou outro exercício físico que mova o teu corpo com consciência, entre 20 a 40 minutos, ou mais em dias que tenhas mais tempo livre.
A energia começa no corpo, em ti mesma e não fora, ao mover o corpo a tua energia desperta, move e expande. Este movimento reflecte-te no teu mundo exterior, não esperes que o mundo à tua volta mude para que te sintas melhor. Começa por ti.
Passo 3 - Conecta com a natureza
Escolhe um momento do teu dia para caminhar na rua, junto do mar, no campo, num parque, ou mesmo num espaço urbano, e sem telemóvel!
Conecta-te com a natureza, idealmente sem telemóvel, ou seja, sem adicionares ruídos além dos que possam já estar presentes no ambiente externo. E se com companhia, escolhe que este seja um momento de silêncio, sem conversar.
Este deve ser um momento de conexão com a tua própria natureza, o teu biorritmo e de abrandamento, longe da sobre-estimulação da vida moderna.
É urgente demais resgatar um estilo que vida que nos leve a abrandar, a despir de tantas máscaras e exigências absurdas de mais e mais, vivendo em modo de escassez e sobrevivência.
É urgente reconectar com a simplicidade de ser e sentir o corpo, a terra debaixo dos pés, o sol a tocar na pela, a melodia do vento, o encantamento da lua, o perfume das flores silvestres, o amor e paz que já habitam no nosso coração.
Acredita que não é de mais uma App que precisas para encontrar paz interior.
Passo 4 - Relações autênticas
Partilha o teu tempo com quem mais amas, não por obrigação, dever ou para “parecer bem”.
Escolhe compartilhar-te em relações que te enriqueçam como Ser, em que haja uma troca de energia, sabedoria e vivências que contribua para todos, com autenticidade, harmonia e foco no presente.
Evita ou minimiza tempo com relações em que o foco é reviver constantemente o passado, ou em espirito delooping de reclamações infinitas, de bisbilhotices e negatividade.
Faz melhores escolhas para ti. Procura a tua tribo, pessoas que partilhem dos mesmos valores e que possam crescer juntos.
Passo 5 - Desliga ao deitar
Deita mais cedo, e pelo menos uma hora antes, desliga televisão, Wi-fi e Bluetooth, coloca o telefone em modo de avião e fora do quarto.
Talvez este seja um momento de partilha com a tua família, o teu companheiro ou de leitura. Ao deitar, faz algumas respirações profundas para a barriga e relaxa até adormecer.
Agradece o teu dia, tudo o que de bom aconteceu, assim como os desafios.
Podes usar a tua imaginação para recriar esses momentos mais difíceis mas agora com mais serenidade, encontra novas formas de lidar, de responder e agir, se te encontrasses outra vez nessa mesma situação.
Isso vai ajudar-te a reprogramar a tua mente em situações semelhantes futuras para uma melhor atitude e resposta.