fbpx
No products in the cart.

A minha jornada de inquietação a aquietação com yoga, no tapete e fora do tapete

A minha história

Depois de ter sido diagnosticada com depressão e ansiedade à 23 anos atrás, eu não acreditaria que hoje estaria aqui a partilhar toda a minha experiência contigo. Foi uma grande e muito importante parte da minha vida a lutar com uma doença invisível.

Ensinou-me o que é estar num estado de inquietação permanente, tristeza e insegurança, sem saber para onde caminhar e nem como caminhar, e a valorizar um estado de serenidade interior que me permita conectar comigo própria, resgatar a minha autenticidade, prosseguir e prosperar numa vida com propósito.

A ansiedade, inquietação, insatisfação e tristeza são sintomas que o corpo manifesta, gritando por atenção, para questões subjacentes que nem sempre conseguimos ver na superfície e precisam de ser sentidos e cuidados.

Rejeitar ou reprimir não é solução. O corpo tem a sabedoria e inteligência para nos mostrar o caminho da harmonia, equilíbrio e vitalidade.

Seja na minha experiência e na dos meus alunos, nos momentos no tapete, de conexão com o corpo através do movimento e respiração conscientes, nasce a mais profunda transformação e conquista de paz interior e serenidade no coração.

Como surgiu o Yoga na minha Vida

E foi esta transformação que consegui conquistar após anos de dedicação a mim mesma, a me conhecer melhor, a fazer a minha prática de yoga no tapete, mesmo quando tal “parecia pior que arrancar um dente a frio”, fora do tapete, em encontros e desencontros com tantas pessoas que se cruzaram no meu caminho, desde que abri a porta para esta caminhada, e hoje em dia sei que não foram coincidências, e que o Universo colocou no meu caminho exactamente aquilo e quem eu precisava para chegar hoje aqui.

Quem colocou o Yoga no meu caminho, foi precisamente a minha psicoterapeuta, a quem estou eternamente grata, e que me acompanhou durante 6 anos, quase semanalmente, e olhou para mim além dos sintomas, viu-me como um ser completo, e cuidou-me em tudo aquilo que a vida compreende. 

Mal sabia eu que as práticas que fazíamos nas nossas sessões, poder-se-iam chamar de pranayama, de meditação, de atenção plena, de experiência somática, de Yoga! 

2004 - Quase que não tenho fotos deste periodo da minha vida, mas quando me vejo nesta imagem, sinto muita compaixão pela pessoa que fui. O sorriso e a alegria de viver não era algo que me pertencia.

Na altura, eu fazia muito, mas muito exercício físico, horas no ginásio, corria 20 km várias vezes por semana, tudo e muito mais para tentar sentir Vida em mim, mas estas práticas, embora no imediato me afastassem da minha mente atribulada e doente, não tinham um impacto profunda de conexão comigo mesma, e sustentável, que era o que eu precisava para restaurar o amor-próprio, a autoconfiança e saber finalmente quem sou!

A descoberta de uma nova zona de desconforto, a lógica do corpo!

O resultado no meu estado físico foi muito mau, com impacto em novos sintomas, e um dia a Drª. Ana disse-me, “porque não experimentas Yoga?”. De um estado de “instinto de sobrevivência” consciente e inconsciente, eu procurei tudo, e claro, perante este convite, também o fui procurar, e encontrei-me!

Recordo-me do quão doloroso foi inicialmente, física, mental e emocionalmente, o meu corpo com tanto exercício não tinha força e nem energia, a minha mente estava completamente intolerante ao silencio e à quietude, e as minhas emoções confusas e reprimidas. 

O relaxamento final era impossível, pelo que inventava sempre uma desculpa esfarrapada para sair mais cedo, pois aquele momento de descanso e silêncio era o mais doloroso. Mas no dia a seguir eu ia à mesma, e outra vez e outra vez… 

Não que eu estivesse a seguir a lógica da minha mente, que só via sofrimento, mas o sentir do meu corpo e da minha essência que me guiou durante estes anos.

2022 - A celebrar a alegria de conquistar um dos sonhos da minha vida, dançar no Dance Temple do Festival Boom e melhor ainda, a partilhar o meu trabalho, que tanto amo (mesmo depois de 8 massagens por dia!), cansada mas imensamente feliz!

Convido-te a ler este Blog em que partilho sobre esta incrível experiência que me fez refletir precisamente sobre a minha história:

De Intuição a LIBERAÇÃO

Instinto, intuição, o poder do Universo, talvez tudo, mas não desisti, e em Agosto de 2006 tive alta do hospital (todo o meu acompanhamento foi pelo SNS), terminei a minha medicação, e senti pela primeira vez, ORGULHO em mim, e senti-me LIVRE! Descobri que tenho em mim o poder de me TRANSFORMAR.

Não significa que a minha vida se tenha transformado num mar de rosas, luminoso, livre de stress, doença e sofrimento. Foram muitos os desafios incríveis que o Universo continuou a colocar no meu caminho.

Um deles, e que sinto que é muito importante partilhar contigo, foi trabalhar a aceitação de todo este meu passado, que deixou muitas, mas muitas centenas de marcas físicas (como resultado de automutilação, um dos meus muitos sintomas), assim como de traumas, arrependimentos, sensação de tempo perdido, ou seja, a partir daqui a minha terapia pessoal passou pela aceitação com equanimidade de todo o passado e manifestar uma profunda, real e autêntica gratidão pela minha história. 

Cada passo, cada acção, cada palavra que ficou para trás foi o que me trouxe até ao presente, e por tudo isso estou eternamente grata.

Há 6 anos entrei no Yoga Shala e nunca mais me quis ir embora. A Fátima é uma pessoa dedicada, empenhada, criativa e cheia de ideias, além de que não estagnou, estando sempre a apostar em novas aprendizagens que depois partilha connosco. É um prazer enorme entrar no Yoga Shala para a prática de yoga, para uma sessão de Thai Yoga, para uma sessão de meditação, para qualquer atividade extra que haja. Com a Fátima aprendi a abraçar o desafio, a dizer “vou tentar” em vez de “não consigo”. Muito obrigada por tudo o que fazes por nós! “

Ana Dias, Lagoa

GRATIDÃO, sim, agradeço todo o sofrimento e toda a minha história

Claro que este trabalho não aconteceu da noite para o dia. Eu já percebi que  não existem soluções rápidas e imediatas.

De 2006 a 2010, fiz uma pausa no Yoga, pois senti-me “curada” (ai a ilusão da Cura!), a minha vida deu uma volta incrível, nova profissão, casamento, casa nova, retornei ao ginásio,…mas …sim… faltava qualquer coisa, um sentido de unificação, algo que servisse de fio condutor, para trazer sentido a tudo isto. Em Janeiro de 2010 descobri o que era, sentia falta do Yoga, e retomei, até hoje.

Quando retomo, começam a abrir-se novos horizontes, novos ensinamentos para responder aos novos desafios, mas apenas em 2015, depois de todos estes anos ainda a esconder as minhas marcas e a sentir o pesar no coração e arrependimento de não ter feito diferente no passado, senti o que é o verdadeiro Amor Incondicional através da Gratidão. 

A minha dedicação ao Yoga durante estes 5 anos foi outra vez uma questão de sobrevivência mas desta vez, intencional e consciente, pois eu já sabia o poder desta prática. 

Uma das poucas imagens que tenho dos primeiros anos de ensino de Yoga! Hoje olho para elas com muito orgulho e alegria, por me ter permitido seguir o meu coração!

Sabedoria para novos desafios

E fui mais fundo, abracei a filosofia como forma de vida, de estar e ser na vida. Descobri os valores que sustentam esta Visão, fui além da postura e descobri o Ásana, foi além da respiração e descobri o Prana, foi além do silencio e descobri o verdadeira significado da Meditação para mim, fui além da informação e descobri Sabedoria, e fui capaz de um dia, AGRADECER TUDO, mesmo  TUDO. Esta é a única acção que podemos ter sobre o passado, agradecer, e isso ajuda-nos a reconhecer todas as aprendizagens que o passado nos trás. E isto aconteceu no TAPETE, pois tudo o que acontece no tapete, não fica no tapete.

É emocionante partilhar isto, e esta é apenas a versão super, hiper resumida. Tenho histórias incríveis das muitas experiências que tive e que sei que são de imenso valor e te poderiam inspirar a investir em ti, na busca interna da tua essência e do teu poder pessoal através do Yoga. Sei obviamente que existem muitas outras formas de fazer esta investigação, mas esta foi a que me serviu, e por isso a partilho contigo, e faz parte da minha missão trazer esta sabedoria ao MUNDO, pois eu sei, e tantos outros de nós, que é um caminho que verdadeiramente resulta.

 

Claro, e os desafios continuam, e irão continuar, mas todo este trabalho interno ensinou-me a experienciar a vida de um ponto de vista de conexão com o meu corpo, com a minha essência, de amor incondicional, de autenticidade e daquilo que sinto que está alinhado com o meu coração e propósito! 

Momentos de pura presença junto da Ganga (Rio Ganges, Rishikesh, Ìndia) que guardo no meu coração

Viver a vida no presente com graciosidade!

É esta a experiência que hoje em dia informo na minha forma de estar no ensino do Yoga. Em 11 anos de ensino de Yoga criei a minha própria abordagem integrativo do cuidado do ser como um todo. Todos os sistemas corporais e camadas (física, energética, mental, emocional e espiritual) comunicam e colaboram entre si para criar a vivência somática no nosso corpo em harmonia.

Ao longo desta caminhada tive o privilégio de estudar com professores de renome nacional e internacional, acumulando mais de 1000 horas de formação, para compreender a linguagem do corpo como caminho para a alma.

E é o que me faz vibrar e me apaixona. Estar presente nesta caminhada de suporte e mentoria, guiando pessoas de um espaço de stress, ansiedade e desconexão, para um espaço de empoderamento, propósito, alinhamento com o coração, vitalidade e bem-estar épico!

Hoje é uma partilha mais intensa e pessoal mas que espero que te possa inspirar na tua jornada, principalmente naqueles momentos mais difíceis em que tudo parece desmoronar-se à nossa volta e dentro de nós mesmos! Acredito que existe uma potência maior em nós que só está à espera de espaço para se manifestar, é o PRANA, a energia VITAL, mas uma energia muito especial, aquela que faz rodar o mundo, aquela que permeia tudo aquilo que existe, aquela que sustenta a criação e o amor, está em ti, está em mim, está em todos nós!  Espero que te faça sentido e que te inspire.

Suporte, comunidade e desafio

Para te facilitar neste processo, criei um curso desafio de 5 dias, numa primeira edição totalmente Online, onde te vou guiar de um estado de Inquietação a um estado de Paz interior, numa jornada de Yoga e Respiração.

Durante estes dias vais aprender a reconhecer onde te encontras neste momento, e o que podes fazer para transformar, através de diferentes práticas, simples e acessíveis, mas muito eficazes, inspiradas no Yoga e na respiração consciente, sempre com o meu acompanhamento.

Convido-te desde já a saber mais e a inscrever-te clicando no link abaixo:

Quando te inscreveres vais ter acesso a um grupo privado de alunos no TELEGRAM, onde vais ainda ter acesso directo a mim, em que te posso ajudar em todas as tuas dúvidas e questões relacionadas com a tua jornada. Para além do meu suporte, tens acesso a todo o conteudo do curso imediatamente e ao longo de 6 meses para que possas implementar ao teu ritmo. De 5 dias para uma transformação real e sustentável para toda a vida. E por um valor épico e irresistível de 22€!

Então não esperes mais e junta-te a nós.

Eu decidi mudar a minha vida, e começou em mim, na observação e tomada de consciência. Tu também o podes fazer, e eu posso guiar-te ao longo deste processo, com sabedoria e sensibilidade.

Aceitas o desafio?

Com alegria,

Fátima Fernandes

Yoga & Soulbodywork

Para te facilitar neste processo, criei um curso desafio de 5 dias, numa primeira edição totalmente Online, onde te vou guiar de um estado de Inquietação a um estado de Paz interior, numa jornada de Yoga e Respiração.

Durante estes dias vais aprender a reconhecer onde te encontras neste momento, e o que podes fazer para transformar, através de diferentes práticas, simples e acessíveis, mas muito eficazes, inspiradas no Yoga e na respiração consciente, sempre com o meu acompanhamento.

Convido-te desde já a saber mais e a inscrever-te clicando no link abaixo:

Newsletter "partilhas transformadoras"

Gostaste do que leste?

Convido-te a subscrever a newsletter que partilho contigo semanalmente para que fiques a par dos novos artigos, novidades acerca do Yoga Shala e do meu trabalho, assim como receberes todas as ofertas exclusivas que criei para esta comunidade em expansão!


Fátima Fernandes

Fátima Fernandes

Olá a todos! Bem vindos a este meu espaço de escrita, partilha, inspiração e transformação!

Posts Relacionados

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *