fbpx
No products in the cart.

SER VISIONÁRIO, Empreende na tua própria Vida e Felicidade

FAZ AQUI O DOWNLOAD DO TEU WORKBOOK GRATUITO “SER VISIONÁRIO”

 

Já te imaginaste a ser o Visionário da tua vida, o criador e criadora da tua própria realidade?

Sim, porque não?! A vida não precisa de ser uma série de eventos pré estabelecidos pelas circunstâncias envolventes e nem definida exclusivamente pela família, pela educação, pelas limitações do corpo, pela cultura e sociedade em que te inseres, pelas notícias, etc.

Tens sempre a possibilidade de escolher um caminho diferente, um caminho alinhado contigo mesmo, e claro que o primeiro passo é abrir a janela do autoconhecimento. 

Essa janela abre um Universo de possibilidades à tua volta, e também responsibilização, pois quando tomas consciência de quem tu és, e de todo o potencial imenso em ti (tens todo o Universo em ti mesmo!), muitas das condicionantes à tua volta, externas e internas (aquelas que escolheste para ti, muitas vezes para encaixar na norma da tua família, educação e sociedade, entre outros) começam a não fazer sentido, sentes que já não estão, ou possivelmente nunca estiveram, alinhadas com o teu coração, não fazem mais parte de ti.

Um caminho de desalinhamento

E continuar nesse caminho vai trazer sofrimento (atenção que dor está sempre presente em qualquer caminho da vida, é inevitável, mas também impermanente), o teu corpo vai te comunicar uma série de sintomas, a tua mente vai perder o foco, a ansiedade começa a transparecer, assim como insatisfação na escolha profissional, isolamento da sociedade ou busca incessante de experiências relacionais muitas vezes desalinhadas dos nossos valores, ou quaisquer outras manifestações de que algo está fora do caminho certo.

A sensação mais comum talvez seja:

“Sinto que me falta qualquer coisa, ou que algo não está certo…mas não sei o quê!”

É às vezes aquele aperto no coração e na garganta que surge em momentos de silêncio, ou no meio de todo o ruído externo e tudo aquilo que ouves e sentes é o teu coração a tentar comunicar contigo, mas numa linguagem que ainda não conseguiste decifrar!

O caminho do autoconhecimento

O auto-conhecimento ajuda a decifrar essa linguagem!

Não te vai dar todas as respostas como gostarias, mas vai ajudar-te a criar uma visão mais clara da tua realidade, como mais foco, vai conseguir perceber para onde deves dirigir a tua atenção, e logo a tua energia, e isso vai ajudar-te a minimizar o impacto de todos, ou a grande maioria dos sintomas acima, e claro, não da noite para o dia, pois o autoconhecimento não se revela instantaneamente, é um processo longo, intenso, absolutamente incrível e que, no meu ponto de vista, acompanha-nos a vida inteira!

Talvez ainda não saibas ao certo a respostas a estas questões, “quem sou eu?”, “de onde venho?”, “para onde caminho?” e “qual é o meu propósito?”, cujas respostas o autoconhecimento te ajuda a descobrir ao longo da tua vida. Estas são questões cujas respostas também impermanentes, ou seja, a resposta não é fixa e rígida para todo o sempre, ela é maleável à medida que avanças na tua vida. Passo a passo, desafio a desafio terás a maravilhosa oportunidade de descobrir um pouco mais acerca de ti, e talvez essas respostas ganham uma nova perspectiva!

De autoconhecimento a uma Visão mais clara da Vida e Intuitiva.

O caminho do coração

O que te convido para a próxima reflexão, é tentar idealizar a tua vida alinhada com o teu coração, neste momento. À luz do que está presente em ti agora.

Isto é aquilo que se chama de criar uma Visão, mas não é uma visão qualquer baseada naquilo que “achas” que é o normal, O melhor para os outros à tua volta ou em função de projecções que recebas de outras pessoas, que até podes sentir que te inspiram, mas que são baseadas em outras realidades, como por exemplo nas redes sociais, em que as vidas de outras pessoas parecem ser sempre muito mais radiantes que a nossa, mas isso é a grande ILUSÃO que a sociedade moderna nos quer “vender”.

Criei um caderno para escrita refletiva GRATUITO com algumas questões que te podem ajudar a refletir e a criar a tua visão!

FAZ AQUI O DOWNLOAD DO TEU WORKBOOK GRATUITO “SER VISIONÁRIO”

Uma Visão para o futuro começa no Presente!

Que por ser alinhada contigo mesmo e aquilo que está presente em ti no presente, esta visão será inspiracional a aspiracional e catalisar a mudança que queres na tua vida. para uma “visão” mais clara do caminho que queres seguir, e das diferentes acções que precisas de tomar agora, no presente, para nutrir essa realidade. 

E consciente da impermanência da vida, e de que a mudança é uma presença constante, é importante não apegar (aparigraha, um dos valores do Yoga) à visão como um resultado fixo e rígido destinado ao teu futuro, como sendo a fonte da tua felicidade, mas sim como uma qualidade que permeia tudo aquilo que fazes no presente, a cada momento. 

No fundo a VISÃO da tua vida acontece já! Quando começas a co-criar a vida com todo o teu Ser a partir deste momento. Não é algo de meramente idealista, distante, sonhador, inalcançável ou demasiado difícil para conquistar ou demasiado bom para ser a minha realidade (ai a falta de merecimento!).

Deste ponto de vista, consegues permear a tua vida de paixão em tudo o que fazes, pois sabes que está a ser o visionário da tua vida, passo a passo, a criar alinhamento em tudo na tua vida.

Passo a passo, cria alinhamento na tua vida, com propósito, foco e direcção.

Iluminação é Ver com o coração

Nem sempre significa trazer algo de novo, seguir um caminho dramaticamente diferente do que tens agora ou fazer uma ruptura com tudo e com todos, muitas vezes é uma “simples” (entre aspas, pois sei que não é assim tão simples!) mudança de perspectiva e de valores, ou de remover alguma da ignorância (falo de ignorância existencial, aquela que te impede de ver as respostas que o autoconhecimento te revela) que te impede de VER com o coração, e de ILUMINAR o teu potencial latente!

Essa LUZ é como uma lanterna que traz foco àquilo que é importante, que te permite ver aquilo que são as tuas qualidades, virtudes e sombras, e assim abrir espaço para o autoconhecimento.

 A partir deste espaço de observação, a Visão para a tua vida quase que desabrocha frente as teus olhos, desperta um sentido de missão e propósito, de maior autoconfiança e amor próprio, sentes-te capaz de tudo para prosperar na tua vida, para guiar a tua vida de acordo com valores basilares verdadeiramente alinhados contigo.

Ao incorporares a tua Visão no teu corpo, mente e coração, no teu dia-a-dia, ela passa do sonho, do campo étereo e abstracto para se transformar na tua REALIDADE!

A vida transforma-se, ou a forma como sentes a tua vida, pois é muito possível que tudo à volta permaneça idêntico, contudo a revolução começou dentro de ti! 

A partir deste momento és o VISIONÁRIO e EMPREENDEDOR da tua vida! Inspirado e inspirada nessa visão alinhada com o teu coração vais conseguir empreender nas acções (que podem implicar fazer, dizer, pensar algo, ou deixar de fazer, dizer, pensar algo intencionalmente)  igualmente alinhadas com essa Visão mais luminosa, clara e focada de ti mesmo.

Convido-te a ler este Blog em que partilho sobre a voz do coração e a expressão da tua verdade:

Ser Visionário na prática

COMO? Perguntas-me!

Gostava de te oferecer uma pilula mágica para que tudo isto aconteça de forma rápida e indolor! Mas o absoluto contrário não tem que ser verdade, um caminho longo, extenuante, tortuoso e sofredor!

O Yoga, como Visão para a vida, de um ponto de vista prático e real, oferece-nos uma panóplia riquíssima de ferramentas que nos ajudar a “clarificar” a nossa visão, mente e coração. Através de uma prática de asana (posturas físicas), pranayama (respiração) e meditação (pratyahara, dharana e dhyana), embebidas por um conjunto de valores intrínsecos à natureza humana, conseguimos incorporar de forma natural e orgânica essa qualidade, virtude e atitude de SER mais CONSCIENTE.

Uma prática favorita de muitos Yogis pelo mundo, minha também, e muito, mas muito completa, e não não é apenas um “aquecimento”, como infelizmente “se vende” em muitas escolas do Yoga, é o Suryanamaskar. 

Suryanamaskar

O Suryanamaskar ou Saudação ao Sol trabalha a devoção e veneração à energia Solar, não apenas o grandioso Sol, a estrela que ilumina a nossa galáxia e que anima a vida no nosso planeta, em todos os seres e em nós mesmo, mas também a potência dessa energia dentro de nós mesmo, como a energia vital que desperta em nós a autoconsciência, e a força criativa da transformação interior.

E não, também não precisas de fazer 108 Suryanamaskar, embora seja muito divertido, desafiante e super potente, não precisas de ir para o extremo das práticas para alcançar o resultado que precisas.

Convido-te a seguir a seguinte aula, e fazer entre 5 a 10 saudações da forma mais consciente possível, é aqui que a transformação acontece, cultivando consistência numa prática de autocuidado e autoconhecimento.

Play Video

A cada saudação conecta-te com essa energia vital, radiante e transformadora, que move o teu corpo de ásana para ásana, em plena atenção. A cada repetição deixa-te envolver pelo fogo interno despertado pela fluidez da tua própria prática, para que ilumine a tua mente, visão e intuição.

O caminho da Visão apenas começa aqui! Investe no compromisso contigo mesmo e empreende na Visão que aspiras!

Faz o download do workbook no formulário abaixo e reflecte no potencial transformador da tua Visão e SÊ O VISIONÁRIO DA TUA VIDA!

Com alegria,

Fátima Fernandes

Yoga & Soulbodywork

 

FAZ AQUI O DOWNLOAD DO TEU WORKBOOK GRATUITO “SER VISIONÁRIO

Newsletter "partilhas transformadoras"

Gostaste do que leste?

Convido-te a subscrever a newsletter que partilho contigo semanalmente para que fiques a par dos novos artigos, novidades acerca do Yoga Shala e do meu trabalho, assim como receberes todas as ofertas exclusivas que criei para esta comunidade em expansão!


Fátima Fernandes

Fátima Fernandes

Olá a todos! Bem vindos a este meu espaço de escrita, partilha, inspiração e transformação!

Posts Relacionados

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *