fbpx
No products in the cart.
Olá, eu sou a Fátima Fernandes!

Professora de Yoga e terapeuta Soulbodywork

VEM ME

cONHECER

a jornada

professora de yoga em postura de yoga a sorrir

O que me move

Uma missão transformadora

Olá e bem vindos à casa!

Eu sou a Fátima, a criadora do Yoga Shala, professora de Yoga e Breathwork, facilitadora de práticas meditativas, terapeuta de terapias corporais Soulbodywork, empreendedora e CEO do espaço físico e online que nos acolhe nestes processos transformativos.

Descobri a minha missão de estar presente e guiar-te pelo poder transformador do Yoga e das minhas terapias Soulbodywork há mais de 10 anos, suportada pela minha prática pessoal de mais de 20 anos. Na altura, em 2004, o Yoga mudou completamente a minha vida, resgatou-me de um estado de saúde mental muito frágil em que a vida simplesmente deixou de fazer sentido, de coração completamente destroçado pela falta de amor-próprio, direcção e desconexão do corpo e da alma.

Passo a passo, desde a primeira aula, descobri o potencial latente e visceral que existe em mim e cuja vitalidade e conexão com o corpo me guiou por um caminho de desafios e de auto-descoberta, voltando a sentir uma conexão com o sagrado em mim, com o meu coração e com tudo aquilo que existe!

o pORQUÊ de ESTAR AQUI

Porque acredito que a minha experiência te pode ajudar

A minha prática e abordagem são uma alquimia resultante da minha experiência pessoal, e de todos ensinamentos que absorvi nas formações que fiz e continuo a fazer. Quando partilho contigo as minhas palavras elas espelham a minha realidade, e não apenas uma construção intelectual do que é o Yoga e o que o pode fazer por nós. É uma vivência experiencial e empírica do Yoga.

Experiências

Acredito que o conjunto das minhas experiências podem ajudar-me a guiar-te com sabedoria, compaixão e respeito pelo tua história, e ao despir-me de máscaras, mostrar a minha vulnerabilidade e autenticidade, o meu exemplo pode sim ajudar-te. Não significa que tenha a cura em mim, ou todas as soluções, de todo, mas posso “mentorar-te” por um caminho que me serviu e ajudou através do yoga e práticas corporais holísticas, e tantas outras convites, cabendo a ti discernir aquilo que melhor te serve. Que a minha partilha sirva de exemplo, e não de dogma ou condicionante. Quero empoderar-te a fazer as tuas próprias escolhas, dentro do teu alinhamento, e claro a descobrir esse alinhamento.

Transformação

Acredito assim que o potencial de transformação e cura interior também está latente em ti e precisa de ser movido e trazido para um estado consciente, hoje em dia, estar presente também neste teu processo de transformação e conexão, é parte essencial de quem eu sou e daquilo que a visão holística do Yoga me ensina todos os dias.

Não é uma prática com um fim em vista, mas sim, um processo de auto-transformação e cura interior que nos acompanha a vida toda, todos os momentos, este momento, o aqui e o agora, o momento mais importante da tua e da minha vida! E eu estou aqui para te guiar e facilitar no meu caminho.

"Não aceites tudo o que digo, ..."

"... não rejeites tudo o que digo,..."

Princípios fundamentais presentes no meu trabalho

A minha Filosofia

A filosofia do Yoga, como eu a entendo, é um guia de valores éticos para a vida, e é algo muito prático e real. Cedo apercebi-me da sua importância para a minha vida, nas mais diferentes dimensões,  incluindo no meu trabalho, a guiar uma aula ou a dar um tratamento corporal.

Considero estes valores fundamentais para viver em alinhamento e consciência, são as minhas raízes e centro. São os princípios que orientam a minha vida, as minhas práticas e trabalho.

Partilho contigo alguns dos mais importantes para ti.

A verdade e autenticidade devem estar sempre presentes. A verdade do corpo, no tapete e fora do tapete. Estar confortável com a vulnerabilidade, seja nas fragilidades, seja na força. A verdade também ao reconhecer com coragem aquilo que nos serve e o que não nos serve. Yoga sem verdade pode levar a lesões físicas, pode levar a uma arrogância espiritual, e isto eu sei que não nos serve.

Mais do que “o que fazemos”, é como “o fazemos”, tu no tapete como aluno/a ou ao receber uma massagem, e eu na minha responsabilidade como facilitadora de um espaço em que trabalhamos transversalmente todos os aspectos corporais, físico, energético, mental, emocional e espiritual. Metta Bhavana ou bondade compassiva deve estar portanto sempre presente em cada momento, de mim para ti e de ti para ti mesmo. Acredito que no meu papel de professora e terapeuta corporal a minha acção deve ser orientada por um valor de compaixão, manifesta pelo cuidado e respeito pela tua história através de escuta activa, presença e sensibilidade. Sensibilidade ao trauma é um dos aspectos que tenho sempre presente visível no meu trabalho.

Soma, significa corpo na língua grega e um conjunto de rituais no sânskrito, isto numa tradução muito simples. É uma palavra muito especial para mim, pois todo o meu trabalho é orientado pelo corpo, e pela forma” mágica” como o corpo tem quase sempre todas as respostas. O corpo tem uma sabedoria e inteligência imensas, que procuro resgatar e despertar para a nossa consciência através das nossas práticas que, revestem a qualidade de rituais de auto-cuidado. A ligação com o corpo é também uma ligação com a natureza (nós somos A natureza), é um estado de devoção ao corpo e a nós mesmos, ao sagrado em nós, em reconhecer o sagrado em nós, é a ligação com a potência da nossa energia vital, é o canal que nos permite viver a espiritualidade. Não é possível cuidar da mente, da emoção, do corpo e do espirito de forma separada! Todos estas camadas ou koshas vivem unificadas pelo nosso próprio corpo que somatiza todas as experiências da vida.

Eu entrego-me de corpo e alma à minha paixão, que é estar aqui para ti, e acompanhar-te nesta caminhada de auto-conhecimento. Cada aula, cada sessão transpira paixão em cada respiração, em cada movimento, ajuste, ou palavra, para uma prática apaixonada! E convido-te também a apaixonar-te por ti mesmo cada vez que pisas o tapete, a dedicar-te com paixão, fervor e alegria à tua prática, mesmo naqueles dias menos bons, principalmente nestes. Esta é uma prática para ti e por ti. Está presente para ti, tu és a pessoa mais importante da tua vida! Nem procrastines o amor-próprio!

"... não rejeites tudo o que digo,..."

Somos um bom fit?

Não sou a professora ideal para todos os alunos

Acredito que existe sempre um professor ou terapeuta certo para cada pessoa.

Na minha experiência no ensino do yoga percebi que a poética frase “o Yoga é para todos” não é necessariamente verdadeira.

Diversidade

Para além de existir uma multiplicidade de estilos e visões dentro da própria visão do Yoga, cada professor trás consigo a sua bagagem e a sua forma de ver o Yoga aos seus alunos e na sua prática, por exemplo, dificilmente vais encontrar duas aulas de Hatha yoga iguais, mesmo no Ashtanga Vinyasa Yoga, embora esta escola ensine uma mesma sequência de ásanas, a forma como cada professor facilita a aula é muito distinta.

 

Naturalmente esta diversidade vai apelar a muitos diferentes tipos de pessoas que se vão sentir atraídas por um estilo ou professor e não a outro. Logo aqui podemos já afirmar que nem todos os estilos e visões do Yoga são para toda a gente. E ainda nem referi as distinções entre os darshan e nem tão pouco dos diferentes tipos de yoga, que vão muito além dos estilos de ensino de ásana.

Encontrar o professor certo

E consequentemente nem todos os professores são para todos os alunos e claro, nem todos os alunos são para todos os professores! Eu não sou certamente a professora ideal para todos as pessoas que procuram receber aulas de yoga, mas existem pessoas que se sentem movidas para as minhas aulas, em que se identificam com a minha forma de estar no yoga e na vida, que se sentem inspiradas pelo meu exemplo, que gostam da forma como abordo o yoga nas aulas, que encontram nas minhas aulas espaço seguro e de suporte para serem elas próprias, para de desafiar, para se transformar, para suar, rir e chorar, ser vulnerável.

Encontrar o aluno certo

Pessoas que no fundo tomaram uma decisão de cuidarem delas próprias, de terem o seu momento de auto-conhecimento (que apenas começa!) no tapete, que se responsabilizam pelo seu próprio caminho e nas suas escolha, e acima de tudo dispostas a descobrirem uma forma de estar na vida e no tapete em autenticidade e curiosidade.

 

Estes são os meus alunos ideais, as pessoas com quem eu também quero trabalhar, aquelas que me motivam e inspiram a continuar nesta senda.

Assim no Yoga, como nas terapias. As terapias corporais holísticas, Soulbodywork, tal como eu as trabalho também não são para todas as pessoas que procuram massagem.

Metta Bhavana

A minha abordagem é suportada no principio Metta Bhavana e ritualizada com o propósito de criar um espaço de cura interior, que pode passar por um relaxamento profundo do sistema nervoso, pelo movimento e desbloqueio energético no corpo capaz de potenciar alívio de dores, tensões, stress.

 

E até de ajudar no torcicolo e ombro congelado, mas o tratamento desse torcicolo ou ombro congelado não vai ser o propósito único da sessão, pois no meu ponto de vista, quando entras apenas com essa intenção, exigência e expectativa, isso vai limitar o potencial da prática e aquilo que podes receber numa sessão.

 

Acredito na compreensão de que o corpo é um todo, e que todos os sistemas estão interconectados, assim a proposta do Soulbodywork é um convite holístico à observação e cuidado do Ser, da Unidade.

 

Por isso é tão importante uma primeira abordagem no caso das terapias para percebemos em conjunto se somos um bom fit, se eu posso facilitar aquilo que tu precisas, daí não existir sistema de marcação online de sessões, sem que aja uma troca de ideias primeiro.

 

Porque a troca energética é muito próxima e é sempre uma dança a dois eu valorizo muito este encontro entre as pessoas certas.

Quando este encontro não acontece, seja no Yoga ou nas terapias, a troca de energia não flui, nem eu sinto que estou a contribuir, e nem o aluno recebe ou compreende o potencial e valor da prática que está a receber, pois não é para ele, a minha proposta não vai ao encontro daquilo que ele precisa naquele momento, e está tudo bem!

É importante haver esse reconhecimento e continuar a busca até se encontrar o “fit” certo entre aluno e professor!

Então somos um bom fit? Se as minhas palavras ressoam contigo, se te identificas com a minha forma de ser e estar, se a minha proposta vai ao encontro do que precisas neste momento, então vamos trabalhar juntos!

... contempla!"

Como podes trabalhar comigo

a oferta

Membership Yoga Shala

Subscrição mensal ou anual de Yoga com acesso a aulas ao vivo de Hatha Flow Yoga e biblioteca de aulas gravadas, com novos temas a cada mês.
ONLINE

Programa Presença

Programa individual de aulas de Yoga privadas, totalmente personalizado às tuas necessidades e intenção.
ONLINE

Yoga em Portimão

Aulas de Hatha Flow Yoga, Meditação, Breathwork e eventos, desfrutando da energia de suporte e alegria da comunidade.
PRESENCIAL EM PORTIMÃO

Massagens Soulbodywork

Terapias corporais holísticas e integrais com um impacto profundo, mas compassivo, no corpo físico e energético.
PRESENCIAL EM PORTIMÃO & ALGARVE

NOVO DESAFIO 100% ONLINE 100% GRATUITO 100% TRANSFORMADOR

de inquietação a paz interior

De 12 a 16 de MAIO, convido-te para a primeira Edição do novo Desafio de 5 Dias, para TRANSFORMAR Inquietação em Paz Interior, numa Jornada de YOGA & RESPIRAÇÃO, Online e Gratuita! 

Desafio ONLINE de 12 a 16 de Maio

O momento é AGORA! Não te adies mais, prioriza o teu bem-estar e as tuas necessidades. Transforma inquietação em PAZ INTERIOR.

o estúdio

Um espaço de transformação

A curta longa história do Yoga Shala Portimão

Shala significa sala de práticas, um espaço confortável, seguro e acolhedor que me faz sentir em casa e onde me posso despir de todas as máscaras e ser eu mesma, na minha verdade e autenticidade. Um verdadeiro espaço sagrado de cultivo e nutrição de raízes profundas de auto-cuidado, bem-estar e transformação.

Apesar de ensinar desde 2012, apenas a 15 de Dezembro de 2017 abri o primeiro espaço físico em Portimão, onde passei a ensinar exclusivamente, o Homeyogashala. Em Junho de 2019 para acompanhar a expansão da comunidade e agregar maior valor ao espaço, adquiri uma nova casa definitiva.

Após celebrar 5 Anos de Homeyogashala, como espaço físico, para abraçar e suportar a essência do meu trabalho, que tem vindo a transformar-se e a acompanhar a minha própria transformação pessoal, surge uma nova mudança, de nome e marca pessoal.

Nasce o Yoga Shala em 2023! Yoga Shala Portimão, para todas as actividades presenciais em Portimão, de Yoga e terapias Soulbodywork. Yoga Shala Online, onde em breve irei abrir as portas para o estúdio Online.

A tua casa

“De energia renovada o Yoga Shala recebe e acolhe-te com todo o suporte, carinho e energia vibrante, para que te sintas sempre em casa e que tenhas um espaço seguro para a exploração das tuas práticas, na tua verdade e autenticidade. Um espaço que cuido com amor e alma.”

Com alegria, Fátima Fernandes

testemunhos

"A minha experiência no Yogashala vai muito além da prática de yoga. As nossas sessões são repletas de partilhas fantásticas, ensinamentos profundos e, claro, o yoga em si é transformador. A Fátima é uma instrutora e um ser humano fantástico, sempre pronta a ajudar, e por isso, sinto-me sempre "at home".

portimão

"As práticas de meditação no Yoga Shala, conduzem-me a outra dimensão....... A querida Fátima é uma instrutora competente, poderosa, meiga, afável que tão bem sabe conduzir estas aulas. São momentos de entrega intensos, emotivos, de partilha, de introspeção. Grata, Fátima"

portimão

"Boa tarde Fátima, só para dizer que estou muito bem sem dores nem dorida da massagem. Mais uma vez fizeste me sentir ótima! Quero agradecer tudo que tens feito por mim isto ano. Sempre fizeste mim sentir bem! com as tuas mãos e os pés, as tuas aulas de yoga e a tua energia positiva! Não podia ter chegado aqui na minha recuperação sem ti! Obrigada bjs"

Portimão

"Queria realçar a tua acessibilidade, és uma pessoa easy going com uma expressividade única que te distingue. A tua orientação durante as dinâmicas toca em pontos chave como se adivinhasses o que estamos a sentir e a deixar-nos mais tranquilos e a sentir-nos compreendidos. Colocas a possibilidade para quem se identificar. Por algum motivo o universo quis que tivéssemos uma aula mais intimista ✨"

Portimão